António Botto & Fernando Pessoa: poéticas em diálogo

Nuno Ribeiro; Margarida Almeida Bastos

BNP

1

2021

pt

9789725656846

iLEIO | PCs Apple App Store Android no Google Play

O presente livro tem por base um conjunto de textos apresentados no Colóquio «António Botto & Fernando Pessoa: poéticas em diálogo» que ocorreu na Biblioteca Nacional de Portugal e no Museu de Lisboa, nos dias 15 e 16 de março de 2019, tendo como objetivo aprofundar as múltiplas conexões literárias entre as escritas pessoana e bottiana, no âmbito comemoração dos 60 anos da morte de António Botto.
Com efeito, ao longo das obras de Botto e de Pessoa encontramos inúmeras referências explícitas e implícitas que nos permitem constatar o diálogo entre os dois poetas e pensadores. No caso de Fernando Pessoa encontramos uma série de testemunhos – textos críticos, prefácios, posfácios e traduções – que evidenciam o seu interesse pelas diferentes facetas da produção bottiana.
Por outro lado, encontramos também na obra poética e em prosa de Botto referências crítico­literárias à obra pessoana. Tendo por base estas evidências, o presente livro pretende constituir­‑se como o palco de debate em torno das conexões entre António Botto e Fernando Pessoa, reunindo, nesse sentido, textos sobre ambos os autores que nos facultem importantes pistas para a compreensão do diálogo entre esses dois marcos do modernismo em Portugal.
Índice não disponível.
Assunto não disponível.
Licença Impressão
Acesso Perpétuo 13 paginas a cada 30 dias

Leitura online: um utilizador por sessão (sem simultaneidade)
Leitura offline (com a APP): máximo de 2 dispositivos em simultâneo